AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS FOTOS VÍDEOS CONTATO
Boa tarde - Itabira, segunda, 10 de agosto de 2020 Hora: 15:08

POLITÍCA
Prefeitura conclui mais uma etapa de castrações
13/02/2020

A Prefeitura encerrou ontem (12) mais um ciclo do programa de esterilização de animais domésticos. Ao todo, foram operados 150 animais – cães e gatos. Os procedimentos começaram na quinta-feira (6), no Parque de Exposições Virgílio José Gazire, onde os animais permanecem abrigados.

Segundo estimativa do veterinário Roger Limonge, com essas esterilizações, cerca de 800 animais, que possivelmente viveriam em situação de rua, foram impedidos de nascer. “São aproximadamente 500 cães e 300 gatos a menos nas ruas”, afirmou.

Além da castração, foi implantado um microchip de identificação no dorso de todos os bichos. Com esta tecnologia, é possível registrar o histórico de vacinas, remédios, castração e tratamentos, bem como identificar o responsável pelo animal, já que os tutelados, ou seja, semidomiciliados, saem com cadastro atrelado e, se tiverem alguma intercorrência, sendo novamente capturado, será possível identificar o dono. Os animais totalmente de rua são atrelados ao Município.

O próximo ciclo de castrações será realizado em março e os animais devem ser cadastrados pelo link bit.ly/castraitabira ou no departamento Controle de Zoonoses, pelo telefone 3839-2643. O cadastro está aberto para todos os moradores de Itabira e os animais serão selecionados de acordo com os seguintes critérios: animais abandonados ou que têm dono, mas com livre acesso às ruas; animais domiciliados que convivem com outros, permitindo risco de cruzas; animais que foram retirados das ruas por protetores e animais de pessoas com baixa renda.

Controle populacional

Desde o início do programa, em maio do ano passado, a Prefeitura castrou 550 animais. Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), serão operados cerca de 700 cães e gatos ainda neste ano.








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2020. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: SITE OURO

Copyright © 2017 - AS Notícias Online - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.