AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS FOTOS VÍDEOS CONTATO
Boa noite - Itabira, quinta, 19 de setembro de 2019 Hora: 20:09

POLITÍCA
“Metabase Itabira fará a maior campanha salarial da história”
01/09/2019

O Metabase Itabira iniciou as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho para os trabalhadores das empresas Bemisa (Antônio Dias), Anglo American (Conceição do Mato Dentro), Belmont e Vale (Itabira). Essas empresas empregam cerca de 7.000 trabalhadores, responsáveis por movimentar cerca de R$17.000,000,00 (dezessete milhões de reais) mensalmente na região. André Viana, presidente do Metabase Itabira, maior sindicato da região, está motivado com o início da campanha.

De acordo com ele, a campanha está pronta para ir “pras” ruas: “Estamos mobilizados para este ACT desde abril, quando houve a primeira reunião com a diretoria executiva. Todos sabem que assumimos o sindicato com três acordos atrasados – Anglo, Belmont e Vale – e tivemos que fazer a “toque de caixa”. Infelizmente não houve tempo de planejar ações”, disse o presidente. Ele ressalta que este ano o Metabase assumiu as negociações dos funcionários da empresa Bemisa, da cidade de Antonio Dias, atendendo solicitações dos trabalhadores.

“Apesar da empresa (Bemisa) fazer parte de nossa base territorial, o sindicato Metabase no passado deixava a negociação para o Sindiextra, – Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais – o sindicato patronal. Resolvemos assumir essas negociações e os ganhos já foram consideráveis, com um índice de satisfação muito grande daqueles trabalhadores, apesar de não estarmos satisfeitos ainda”, disse André.

Ainda de acordo com o presidente, a Anglo American superou as expectativas de produção e tem condições de fechar um bom acordo: “Cerca de 500 trabalhadores daquela empresa são de Itabira, movimentam um bom dinheiro em Itabira e dão um duro danado, deixando suas famílias aqui, para trabalhar lá. Vamos lutar por eles”, disse o sindicalista. “A Belmont é uma empresa estável, lucrativa, também com condições de oferecer um bom ACT e já estamos negociando e a Vale, apesar do problema das barragens causado por ela, tem condições sim de um bom ACT.

Um acordo principalmente moral e de respeito àqueles que perderam amigos em Brumadinho. Os trabalhadores da Vale não podem pagar o preço pela irresponsabilidade da empresa em suas barragens, por sinal, este será o tema”.

De acordo com André Viana, foi preparado uma grande campanha pelo Departamento de Comunicação da instituição: “A campanha será por meio de carros de som, boletins, outdoors, spot em rádios, panfletagem nas portas das empresas, assembleias de conscientização e outros eventos que são segredo.

Estamos prevendo a maior campanha salarial da história do Metabase Itabira, com ganhos reais aos trabalhadores. Estamos prontos pra batalha”. Finalizou André…








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2019. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: SITE OURO

Copyright © 2017 - AS Notícias Online - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.