AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS FOTOS VÍDEOS CONTATO
Boa madrugada - Itabira, domingo, 11 de abril de 2021 Hora: 04:04

POLITÍCA
Prefeito pede união dos itabiranos para conter colapso iminente devido à Covid-19
06/03/2021

“Isolados, sim; desunidos, jamais. É uma guerra para salvar vidas que, somente unidos, vamos vencer”. Com esta mensagem, o prefeito Marco Antônio Lage pediu a colaboração da comunidade itabirana e de todos os setores econômicos para conter o colapso prestes a acontecer no município devido à Covid-19. Durante entrevista coletiva on-line na manhã deste sábado (6), o chefe do Executivo municipal comentou sobre as medidas que serão adotadas a partir da 0h de segunda-feira (8) até as 5h do dia 23 de março, quando Itabira e outras 17 cidades da região aderem à Onda Roxa do Minas Consciente.

Também participaram da entrevista o vice-prefeito Marco Antônio Gomes; a secretária municipal de Saúde, Eliana Maria Torres Horta Guerra Lage; a médica infectologista Andrea Maria de Assis Cabral; o presidente da Câmara Municipal, Weverton Leandro dos Santos Andrade; entre outros secretários municipais e vereadores.

“Tecnicamente, Itabira está na Onda Amarela do Minas Consciente, mas decidimos nos antecipar em aderir aos protocolos da Onda Roxa. Não podemos esperar o caos total para tomar decisões. Precisamos contar com a ajuda de todos para o cumprimento das medidas obrigatórias. É um momento difícil para todos, mas necessário, do qual não podemos abrir mão. Há novas cepas chegando, inclusive acometendo pacientes de nossa cidade”, afirmou o prefeito. Ele acrescentou que as medidas mais rigorosas também serão adotadas por municípios da região, em um esforço conjunto para conter o avanço do vírus.

Neste momento, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 é de 100% no Hospital Nossa Senhora das Dores e Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). Houve o registro de mais um óbito pela doença, chegando a 82 mortes no total. “Há risco de desassistência, de não ter mais condições de atender e cuidar das pessoas”, alertou a médica Andrea Cabral.

A partir da próxima semana, a Prefeitura buscará a implantação de cinco novos leitos de UTI. Entretanto, a aquisição dos equipamentos não é suficiente: o Município tem enfrentado dificuldades para contratar equipes (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem), devido à escassez destes profissionais no mercado de trabalho.

O prefeito também ressaltou que a abertura de novos leitos não é a solução, já que o sistema SUS Fácil identifica leitos disponíveis nos municípios brasileiros para efetuar a transferência de pacientes das cidades onde os leitos estão esgotados. “Podemos investir em leitos, mas vamos receber pacientes do país inteiro aqui. A solução imediata é o isolamento social, não tem outra”, enfatizou.

Além das medidas estabelecidas no Decreto Municipal 0523/2021, a Prefeitura montará uma força-tarefa para adquirir testes rápidos de identificação da Covid-19 que serão feitos, principalmente, nos profissionais que atuam no serviço público e serviços essenciais. Também será ampliado o horário de atendimento do “Coronafone”, que passará a funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, pelos números 3839-2133, 3839-2510 e 98429-4847.

Outra medida será a criação de uma Bolsa Social para que as famílias itabiranas mais vulneráveis possam trocá-la por mantimentos e itens de primeira necessidade no comércio local. A proposta será discutida com mais detalhes nos próximos dias em parceria com a Câmara Municipal.

Nesta semana, o Município também aderiu ao consórcio que será criado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para compra de vacinas contra a Covid-19, caso o governo federal descumpra o Plano Nacional de Imunização (PNI) ou as doses previstas para imunizar a população sejam insuficientes.








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2021. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: SITE OURO

Copyright © 2017 - AS Notícias Online - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.