AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS FOTOS VÍDEOS CONTATO
Boa noite - Itabira, quinta, 02 de abril de 2020 Hora: 21:04

GERAL
Metabase realiza mais uma reunião com Anglo. 500 trabalhadores são de Itabira
08/11/2019

Metabase Itabira e a empresa Anglo American se reuniram na manhã desta quinta-feira (7) na sede do sindicato para mais uma rodada de negociações sobre o acordo coletivo dos trabalhadores. O Metabase Itabira esteve por diversas vezes com os trabalhadores e recebeu sugestões para compor a pauta de discussão com a empresa.

Os principais assuntos escolhidos foram reajuste salarial, cartão alimentação, plano de carreiras e sucessões, plano de saúde e prêmio por produção. André Viana, presidente do Metabase conduziu a reunião e disse que a empresa tem sido resistente às vontades dos trabalhadores: “A empresa tem se baseado no tempo em que ficou parada devido aos rompimentos de suas tubulação (em março de 2018, um trecho do mineroduto Minas-Rio, da Anglo American, rompeu em dois pontos e os incidentes acabaram lançando 947 toneladas de minério em Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata) mas já comprovamos por meio de estudos que a empresa tem condições de anteder o trabalhador, principalmente no item ganho real. Ela ofereceu uma correção salarial maior que a Vale, mas ainda não é este o nosso desejo”.

Questionado sobre a possibilidade da emprese oferecer ganho real aos trabalhadores e o prejuízo com o rompimento da tubulação ano passado, o presidente do Metabase reafirma que mesmo a empresa não divulgando os relatórios econômicos no Brasil, por ser multinacional e operar como uma subsidiária de capital fechado, “podemos considerar as transferências relativas a CFEM, o royalties da mineração, para a cidade de Conceição do Mato Dentro”.

 De acordo com o sindicalista, o montante nos primeiros meses de 2019, já é o dobro daquele arrecadado no primeiro semestre de 2018. Os lucros auferidos em 2019 estão na ordem de 3 vezes superior ao de 2018. “Assim podemos ter uma ideia da lucratividade da empresa”. A contraproposta da empresa foi reajuste salarial e das cláusulas econômicas em 3,28 %; abono de R$1.000 reais em até 10 dias após assinatura do ACT; auxílio-babá de R$801,86 para crianças com até 72 meses. André Viana compara a proposta da Anglo com a Vale: “A Anglo é uma empresa menor que a Vale, mas percebe-se uma preocupação maior com trabalhador, que mesmo sendo um reajuste pequeno, ainda é maior que o oferecido pela Vale”.

A direção do Metabase Itabira aguarda nova data para continuidade das negociações. O Metabase hoje representa cerca de 20.000 trabalhadores em 30 cidades circunvizinhas, sendo 1.300 em Conceição do Mato Dentro, cidade onde está sediada a empresa.

 








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2020. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: SITE OURO

Copyright © 2017 - AS Notícias Online - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.