AS Notícias Online Barra Serviços e Manutenções
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS FOTOS VÍDEOS CONTATO
Bom dia - Itabira, terça, 20 de novembro de 2018 Hora: 10:11 18 ºC
Velocidade do vento: 9.66 km/h
Nascer do Sol: 6:5 am e pôr do Sol: 7:12 pm

POLITÍCA
Mutirão para procedimentos gratuitos – Em dois dias, Prefeitura de Itabira realiza 33 cirurgias de pterígio
06/11/2018

Mais 33 cirurgias foram realizadas no último fim de semana, por meio da Prefeitura de Itabira/ Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Desta vez, os procedimentos foram para a retirada de pterígio – uma alteração da conjuntiva límbica que cresce sobre a superfície da córnea em direção à pupila. As intervenções aconteceram no sábado (3) e domingo (4), no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC).

O mutirão de cirurgias é um plano de ação para reduzir a fila de espera na rede pública. Ao todo, 60 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aguardavam pelo procedimento. “Alguns pacientes estavam na fila de espera desde 2011. Também tínhamos muitos pacientes aguardando a cirurgia desde os anos de 2015 e 2016. A oportunidade foi oferecida a todos os 60 pacientes que estavam na fila. No entanto, oito deles não quiseram participar, seja por já ter feito a cirurgia ou tratamento adequado”, explicou a secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares Assis Figueiredo. Além disso, dos 42 que fariam a cirurgia, sete não puderam ser operados por diversas razões. Outros dois pacientes não compareceram.

Segundo especialistas, a cirurgia – que consiste na remoção do pterígio – somente deve ocorrer quando os tratamentos convencionais falham; há comprometimento da acuidade visual (capacidade para identificar o contorno e a forma dos objetos) do paciente; ou quando há incômodo com a aparência estética. Normalmente, o pterígio não é uma doença grave. Entretanto, pode provocar sintomas e sinais muito desagradáveis.

“Trata-se de uma doença que geralmente afeta as pessoas que passam muito tempo ao ar livre, expostas ao vento e ao sol, podendo afetar um ou ambos os olhos. O pós-operatório não é doloroso e o tempo de recuperação e repouso é curto. É frequente os pacientes retomarem as atividades normais em poucos dias após o procedimento”, disse Rosana Linhares.








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2018. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: SITE OURO

Copyright © 2017 - AS Notícias Online - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.