AS Notícias Online Barra Serviços e Manutenções
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS FOTOS VÍDEOS CONTATO
Boa tarde - Itabira, terça, 22 de maio de 2018 Hora: 14:05 21 ºC
Velocidade do vento: 17.70 km/h
Nascer do Sol: 6:16 am e pôr do Sol: 5:23 pm

POLITÍCA
Desenvolvimento Econômico – Prefeitura cumpre mais da metade do plano de revitalização dos distritos industriais
14/05/2018

Ainda em 2017 e reformulado este ano, com o intuito de atrair novos investimentos para o município, a Prefeitura estabeleceu um cronograma de prioridades para os distritos industriais. Executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), o plano determina 19 ações de recuperação, manutenção e reestruturação da região.

“O objetivo desse projeto é disponibilizar 10 áreas para atrair novas empresas. Mas, para isso, temos que adequar o distrito e, por outro lado, mostrar aos próximos empreendedores que existe um programa de manutenção de responsabilidade da Prefeitura”, explicou José Don Carlos Alves Santos, secretário da SMDECTIT. Outra questão, “é evitar a sensação de abandono que sentíamos quando chegávamos lá”. Ainda segundo o secretário, algumas empresas já entraram em contato com a Prefeitura em busca de apoio para atuar no distrito. “Então, estamos trabalhando para publicar um novo edital no próximo mês de junho”.

Ações

São 19 e foram definidas durante reuniões com os empresários dos distritos. Começando pelo portal de identificação da área – concluído no final do ano passado – o plano determina melhoria geral da estrutura: cuidados com mato, buracos, meio-fio, rotatórias etc; segurança (instalação de câmeras); telecomunicação e internet.

Principal função da equipe de Desenvolvimento Econômico foi identificar as empresas abandonadas ou ociosas para a liberação dessas áreas. Por exemplo, a equipe encontrou alternativas para a empresa Atlas ocupar o local onde funcionava a siderúrgica Socoimex. No entanto, “como os serviços de limpeza, isso precisa ser um trabalho contínuo”, destacou Don Carlos.

Foi realizada ainda uma atualização de dados, assim como ramo de atuação, de todas as empresas que atuam nos distritos. Também foram verificadas – e solucionadas – as ruas que não detinham Código de Endereçamento Postal (CEP).

Estão em andamento, a melhoria do trevo de entrada – MG 129 – que, de acordo com os empresários, é inadequado para manobrar carretas; o aumento dos horários de transporte público; a revitalização da lagoa (capina, barreira de proteção, plantio de árvorese área de convivência); a instalação de placas indicativas e sinalização de ruas e empresas; a recuperação das rotatórias – a de acesso ao distrito (próximo à empresa InVitro) – e a da Polikini (sentido Parque de Exposições) onde ocorre acúmulo de água; a melhoria da fiação elétrica na região, bem como a avaliação da qualidade de energia para diminuir os piques e variação de tensão.

Segundo Don Carlos, a Prefeitura também pretende mediar a parceria da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – campus Itabira – com as empresas locais para gerar oportunidades. Outra meta é buscar pontos de apoio, como bancos, Correios e lanchonetes para os distritos. “Portanto, nosso trabalho não é só embelezar, mas criar atratividade para os futuros empreendedores e reforçar esse projeto de suporte que a Prefeitura propõe. Além disso, buscamos uma corrente positiva com os empresários para que todos cuidem do seu espaço e, consequentemente, colaborem com o município”, concluiu o secretário.








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2018. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: SITE OURO

Copyright © 2017 - AS Notícias Online - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.