AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS FOTOS VÍDEOS CONTATO
Boa madrugada - Itabira, segunda, 22 de outubro de 2018 Hora: 01:10 16 ºC
Velocidade do vento: 12.87 km/h
Nascer do Sol: 6:18 am e pôr do Sol: 6:57 pm

GERAL
Seminário WIN - Fortalecimento da Economia Local marca o pré- lançamento do WIN 2018
30/04/2018

A Acita – Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira promoveu na noite desta quinta-feira, 26 de abril o 1º Seminário WIN – Fortalecimento da Economia Local. O evento reuniu no auditório da entidade empreendedores, empresários, lideranças políticas e empresariais. Com palestras esclarecedoras e um case de sucesso, o seminário instigou os participantes. O Seminário também registrou o pré-lançamento da feira de negócios WIN- Caminhos para a Diversificação Econômica, edição 2018.

Na abertura do evento, o Presidente da Acita, Eugênio Müller ressaltou a importância do WIN, como um programa contínuo, para fortalecer as ações em busca da diversificação econômica em Itabira. “A missão do WIN é voltada para a diversificação econômica, um programa de empreendedorismo que só é possível pela conexão de diversas entidades envolvidas. Um trabalho conjunto que resulta em produtos sérios”, disse Eugênio em seu pronunciamento.

A mesma visão de empreendedorismo tem a Vice-prefeita Dalma Barcelos, que destacou as ações do WIN e a feira de negócios como produtos importantes para trilhar os caminhos da diversificação.

A primeira palestra foi proferida pelo economista Guilherme Velloso Leão, que falou sobre as “Perspectivas de mercado internacional, nacional, local e oportunidades de empreender”.

Guilherme Leão fez uma contextualização da economia do país no período da recessão, de 2014 a 2016, Segundo o economista os efeitos negativos da crise podem ser sentidos ainda nos dias de hoje. “Até hoje a gente carrega os reflexos desse cenário, mas estamos voltando ao crescimento, mesmo que seja lentamente”, afirmou.

O cenário econômico de Itabira apresentado pelo economista é desafiador. “A economia em Itabira deve crescer, mas menos que Minas e menos que o Brasil”, disse Guilherme Leão apontando a economia voltada para uma única atividade como um desafio para o crescimento. Por isso, segundo o economista, a cidade está no caminho certo ao buscar alternativas viáveis para a diversificação econômica. A educação foi destacada por ele como um dos mais importantes segmentos para o crescimento da cidade.

Na sequência o empresário Marlon Duarte apresentou como case de sucesso o Arranjo Produtivo Local – APL Vale do Aço, estruturado na região há 2 anos para desenvolver o setor metalmecânico.

O APL tinha como desafio vencer barreiras comerciais e tecnológicas, com eficiência e produtividade para competir, entender as necessidades do mercado, aprimorar as capacidades em engenharia, agregar valor aos produtos e serviços e fazer uma gestão de desenvolvimento de novos produtos. Marlon apresentou a estrutura do APL e mostrou que o planejamento tem surtido efeitos positivos. “Nós enxergamos no APL um caminho para encontrar solução para resolver os desafios encontrados”, garantiu.

A última palestra foi motivadora para empreendedores. Leandro Libério, com uma carreira consolidada em Empreendedorismo de Base Tecnológica, provocou nos participantes o interesse em desenvolver uma startup para criar soluções em diversos setores do mercado.

“No ambiente mercadológico de hoje tenho que arriscar para ganhar vantagens nesse ambiente competitivo. O desafio é grande, temos que quebrar o muro entre a empresa tradicional e a startup para garantir inovação”, disse Leandro Libério.

Após as palestras Eugênio Müller apresentou o formato da feira de negócios WIN 2018. O evento acontecerá entre os dias 29 e 31 de agosto no Parque de Exposição Virgílio José Gazire. Os stands estarão a venda na Acita a partir do dia 2 de maio.

Garanta já a sua participação na maior feira de negócios da região.

 








aquecesol
INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2018. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: SITE OURO

Copyright © 2017 - AS Notícias Online - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.